A fachada de um prédio serve como um cartão de visitas. Além disso, ainda pode despertar o interesse das pessoas para morarem ali. Uma fachada bem conservada contribui para a boa aparência do condomínio e auxilia na preservação da segurança dos moradores e vizinhos.
Normalmente, os problemas que geram a necessidade da restauração de fachadas têm origem na construção do prédio, sejam provenientes de materiais inadequados ou de um trabalho feito por profissionais desqualificados.
Além disso, as fachadas voltadas para o sul requerem um cuidado especial, pois são sempre mais impactadas pelo vento e umidade.
Os prédios mais antigos também necessitam ser avaliados com atenção, já que a restauração da fachada tem a finalidade de buscar a valorização do imóvel, e não deixar transparecer a idade da construção.
No momento de fazer o tratamento da fachada de um prédio, é necessário considerar alguns cuidados simples que podem fazer muita diferença depois.
Quanto à limpeza, é recomendado não usar produtos químicos, principalmente materiais ácidos ou cáusticos.
Devem-se evitar esponjas ásperas, buchas, palha de aço, lixas e máquinas com jato de pressão, que podem deteriorar e agredir ainda mais a fachada.
Também recomenda-se evitar atrito, riscos ou pancadas nas superfícies pintadas, pois podem acarretar remoção da tinta, manchas ou trincas.
Em texturas, é necessário um plano de manutenção específico para atender às idealizações dos fabricantes, junto as diretivas e normas regulamentadas, sendo necessário o uso apenas de componentes originais ou com desempenho similar, de características comprovadamente equivalentes.
Se for o caso de retocar, deve-se repintar todo o pano da parede (trecho de quina a quina ou de friso a friso), para evitar diferenças de tonalidade entre a tinta velha e a nova em uma mesma área, priorizando repintar com as mesmas especificações da pintura original.
Seu prédio está precisando ser restaurado? Contrate a empresa destaque no setor, capacitada para deixá-lo como novo e em ótimas condições com um bom custo-benefício.